sábado, 23 de fevereiro de 2013

Como começar uma dissertação?



Antes de explicar como funciona a introdução do texto dissertativo, vamos deixar uma coisa bem clara: não existe uma forma única e imutável de se organizar uma dissertação. Quando alguém mostra exemplos de introduções, desenvolvimentos e conclusões, está apenas citando formas que já foram usadas e funcionaram em algum momento. Ninguém é obrigado a copiá-las exatamente como elas aparecem, mas é interessante observar quais as características que as levaram a ser usadas tantas vezes.

A tese deve aparecer na introdução?
Muitos professores defendem que a introdução de um texto dissertativo deve conter a tese, ou seja, a opinião do autor acerca do tema. No entanto, é errado encarar essa apresentação da tese no início do texto como algo obrigatório. Muitos textos publicados em vestibulares concorridos, como Unicamp, Fuvest e Puccamp, apresentam a tese apenas na conclusão do texto. Eu defendo o seguinte: a tese no início do texto é algo mais adequado para dissertações expositivas e de temas abstratos, enquanto as dissertações argumentativas e com temas mais concretos se beneficiam da presença da tese apenas na conclusão.
O motivo é simples: a tese de uma dissertação tende a ser o momento mais discutível, mais autoral, do texto. Se uma tese for colocada no início da redação e não for aceita pelo leitor (o que é sempre possível, especialmente porque ainda não foi dado nenhum argumento para sustentá-la), todo o poder de convencimento da redação ficará comprometido. É como se o leitor se "armasse" de antemão contra os argumentos que vai encontrar na sequência. Você já deve ter passado por isso: ao ver um debate em que um dos participantes defende uma posição contrária à sua, você provavelmente já começou a ouvir os argumentos dele com uma ponta de preconceito, pensando algo do tipo "aposto que ele vai falar um monte de baboseira".

 Se o seu texto tem o propósito de convencer o leitor, você provavelmente não quer que ele leia seus argumentos com  uma postura defensiva. Por isso, nesses casos, eu recomendo que a tese seja apresentada apenas na conclusão.

 "OK", você pode estar pensando, "mas então o que sobra para a introdução????"

Um bom começo seria pensar na função dessa etapa em uma dissertação. Imagine que seu leitor acaba de pegar seu texto e vai lê-lo. Ele provavelmente não é adivinho e terá dificuldades para imaginar qual é o assunto que você pretende discutir. Por isso, podemos dizer que a introdução de um texto dissertativo tem a função de apresentar ao leitor o tema discutido. Assim, é comum que no início de um texto seja feita uma breve exposição do assunto, antes de passarmos para a argumentação propriamente dita. Veja o exemplo a seguir:
Os usuários de drogas ilícitas somam 185 milhões em todo o mundo, ou seja, três pessoas em cada cem usam, consomem algum tipo de substância ilegal. O número de fumantes é dez vezes maior: trinta em cada cem pessoas usam tabaco. Isso quer dizer que, se legalizadas, as drogas hoje ilícitas seriam consumidas por dez vezes mais pessoas? Não se sabe ao certo. Mas os números mostram que a legalização das drogas deve ser discutida de forma responsável.
Note que, no trecho acima, o autor ainda não explicitou sua opinião, mas já deixou claro que vai discutir o assunto drogas em seu texto. Mais especificamente, que vai discutir a proposta recorrente de legalização das drogas. Sabendo disso, o leitor vai acompanhar o texto com mais facilidade. 



Deixar claro o tema sobre o qual se vai falar é a função primordial de qualquer introdução de texto dissertativo. Claro que essa função pode ser cumprida de muitas formas diferentes, mas isso nós veremos em posts futuros. Até breve.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O que fazer para ter uma redação nota 10?

Essa pergunta apareceu em um comentário no meu post anterior. Vou tentar responder, mas obviamente não é algo que se possa cobrir em um texto curto. Em primeiro lugar, vale a pena lembrar o que eu sempre digo aqui: cada gênero, tipo de texto, proposta e vestibular tem suas próprias regras. Mas, de modo geral, vou apontar dois princípios:

1 - planeje o texto

Os melhores textos, publicados pelos organizadores de vestibular, não são os mais criativos nem os de maior valor literário: são os mais organizados. Um hábito importantíssimo, portanto, é sempre planejar cuidadosamente o que escrever, antes de começar a colocar as palavras no papel a ser entregue. Muitos outros tópicos que já escrevi e que vou escrever ainda tratam justamente de como organizar um projeto de texto para tipos e gêneros variados. No momento, eu recomendaria o post http://temqueportitulo.blogspot.com.br/2012/01/projeto-de-texto-dissertativo-parte-2.html

2 - pratique

Escrever bem não é uma habilidade que se adquire instantaneamente. Também não é algo que depende de um truque simples, ensinável em poucos minutos. O que vai levar as redações a melhorar é escrever com frequência e também prestar muita atenção às correções. Por isso, eu sugiro a todos os interessados em melhorar sua escrita e, consequentemente, suas notas em provas e vestibulares que procurem um profissional para corrigir os textos e escrevam no mínimo uma vez por semana, sempre tentando melhorar e corrigir os problemas encontrados na redação anterior.

Ainda vou falar muito sobre isso por aqui. Até breve.