Essa pergunta apareceu em um comentário no meu post anterior. Vou tentar responder, mas obviamente não é algo que se possa cobrir em um texto curto. Em primeiro lugar, vale a pena lembrar o que eu sempre digo aqui: cada gênero, tipo de texto, proposta e vestibular tem suas próprias regras. Mas, de modo geral, vou apontar dois princípios:
1 - planeje o texto
Os melhores textos, publicados pelos organizadores de vestibular, não são os mais criativos nem os de maior valor literário: são os mais organizados. Um hábito importantíssimo, portanto, é sempre planejar cuidadosamente o que escrever, antes de começar a colocar as palavras no papel a ser entregue. Muitos outros tópicos que já escrevi e que vou escrever ainda tratam justamente de como organizar um projeto de texto para tipos e gêneros variados. No momento, eu recomendaria o post http://temqueportitulo.blogspot.com.br/2012/01/projeto-de-texto-dissertativo-parte-2.html
2 - pratique
Escrever bem não é uma habilidade que se adquire instantaneamente. Também não é algo que depende de um truque simples, ensinável em poucos minutos. O que vai levar as redações a melhorar é escrever com frequência e também prestar muita atenção às correções. Por isso, eu sugiro a todos os interessados em melhorar sua escrita e, consequentemente, suas notas em provas e vestibulares que procurem um profissional para corrigir os textos e escrevam no mínimo uma vez por semana, sempre tentando melhorar e corrigir os problemas encontrados na redação anterior.
Ainda vou falar muito sobre isso por aqui. Até breve.
O que é necessário fazer para iniciar um texto? e que gêneros posso treinar durante o ano?
ResponderExcluirComo escolho os melhores argumentos? e como avaliá-los?
ResponderExcluir