Tema 1:
Leia atentamente os textos abaixo e, em seguida,
redija uma dissertação em prosa, de até 30 linhas, discutindo as ideias neles contidas.
1. Fazendo piada contra a decisão do TSE (Tribunal Superior
Eleitoral) de proibir humor com candidatos em programas de rádio e TV, cerca de
duas mil pessoas participaram na tarde deste domingo (22) da passeata
"Humor sem Censura", na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Embora o tribunal informe que se baseia na Lei Eleitoral (9.505/1997), nunca
antes a proibição havia sido aplicada, como lembraram Cláudio Manoel, Hélio de La Peña e Marcelo Madureira, do
Casseta e Planeta, programa que sempre fez sátiras de candidatos. A iniciativa
da manifestação partiu dos integrantes do Comédia em Pé, cujas apresentações,
em teatros, não são atingidas pela proibição. "Protestamos mesmo não
estando censurados (...) mas pode chegar, qualquer fiapo de censura é uma
fagulha", filosofou Cláudio Torres Gonzaga, um dos integrantes do grupo. Fábio
Porchat, também do Comédia em Pé, leu o manifesto, afirmando que "as
restrições impostas aos profissionais do humor são francamente
inconstitucionais, uma forma arbitrária e espúria de censurar o seu trabalho,
silenciando-os. No exercício da democracia, informar e criticar não somente é
um direito, mas um dever".
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010
2. Se a democracia
respeita a liberdade de expressão, esta última também deve respeitar aquela. O
humor pode ser usado para prejudicar um candidato ou outro, daí que se deve
tomar muito cuidado com a liberação do humor em época de eleições.
Opinião de internauta
favorável à proibição do humor nas eleições
Tema 2:
1. Como
treinar um ser humano
Não li ou ouvi, em qualquer meio de comunicação,
sobre um fato em especial do belo filme Como treinar o seu dragão.
O filme rodeia um tema desde que o dragão Banguela se machuca e, a princípio,
não consegue mais voar, até o final do filme, quando o personagem principal,
Soluço, vira o herói da aldeia viking. Alguns leitores podem achar que
estou falando do desenvolvimento linear do personagem Soluço, de medroso,
desajeitado, ruim com mulheres a salvador da ilha viking, habilidoso e
garanhão, mas não estou. Me refiro a algo muito mais comovente e profundo, que é
a deficiência física que o dragão Banguela adquire na começo do filme (perda de
parte da cauda) e a do garoto Soluço, no final do filme, que perde parte da
perna. Coincidência, não? Quando e quantos filmes vocês já viram, ainda mais em
um desenho hollywoodiano, que o personagem principal é deficiente físico?
Nenhum, aposto. E os dois, então! Quando percebi, aplaudi de pé! Uma iniciativa
e uma coragem única. Não obstante eu ser favorável ― e já defendi isto outras
vezes ―, a políticas públicas de inclusão dos deficientes físicos, com obras
públicas, deduções de impostos e criação/manutenção de centros esportivos e
recreativos destinados a eles, nada vence um desenho animado na importante
tarefa de inclusão e perda do preconceito. Com este desenho, crianças especiais
poderão ver que até, digo, inclusive, os desenhos animados podem ter algum tipo
de deficiência e serem muito felizes. Já as crianças "normais" podem
ver que crianças especiais podem brincar da mesma forma que elas e com elas.
Fora isto, a oportunidade de se verem retratadas na telinha também é mágica.
Cria-se uma identificação com o personagem que pode acabar servindo de modelo e
herói. Se antes uma criança especial não poderia vestir fantasia alguma para se
inspirarem nos seus desenhos animados favoritos, hoje podem se vestir de
Banguela ou Soluço. E mesmo dois deficientes podem brincar, se divertir e se
destacar no grupo, conquistando o amor da menina mais bonita, que não o deixou
só por ele ter virado deficiente físico. A menina incentivou-o e o acolheu.
Enfim, serem felizes.
Caro leitor, desculpem a repetição indiscriminada
da palavra feliz, mas há conceito mais importante e perseguido?
adaptado de texto de Daniel
Bushatski - http://www.digestivocultural.com/colunistas
Escolha uma das opções abaixo e escreva um texto
dissertativo.
a) Discuta a necessidade de políticas de inclusão
de deficientes físicos na sociedade e explique como o Estado deveria garantir
esse processo;
b) O autor do texto afirma que os desenhos animados
são a forma mais eficiente de vencer preconceitos. Você concorda? Explique por
quê.
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