terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tema para Praticar: entrevista


Leia com atenção a reportagem a seguir, publicada no portal Mundo Vestibular:
Entrar na lista dos primeiros colocados das universidades mais concorridas do País não é tarefa fácil: a concorrência cresce a cada ano e a oferta de vagas avança em ritmo menor. Os jovens que conquistaram esses primeiros lugares contam o segredo e afirmam que estudar em excesso só prejudica o desempenho.

Vinícius Meirelles Pereira Ferrarini, 17 anos, encarou e viveu esse desafio. Somou 885,3 pontos no vestibular da Fuvest para Engenharia e garantiu o posto de segundo colocado, com uma diferença de apenas 3 milésimos do primeiro. O candidato afirma que não esperava por esse resultado, mesmo porque já tinha garantido uma vaga no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), onde estuda atualmente.
A estudante Angela Shanchi Chieh, de 17 anos, também passou em duas superfaculdades. A ex-vestibulanda foi a primeira colocada na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e terceiro lugar em Engenharia da Poli.

Já é complicado entrar em algumas faculdades. Imagina passar em primeiro lugar? Álvaro Antônio da Justa Menezes, 20 anos, primeiro lugar do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi um dos que não acreditaram que o primeiro lugar tinha sido alcançado. Já Daniel Frossard Rodrigues, 18 anos, preparou-se durante dois anos na escola PH, no Rio de Janeiro para garantir uma vaga na faculdade. Resultado: primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Mas o que fazer para alcançar os primeiros lugares dos principais vestibulares do País? Ou, pelo menos, conseguir passar com segurança na faculdade que você escolheu? Veja as dicas que estes superferas deram. Nada melhor do que seguir os conselhos de quem entende do assunto!

Segredos e dicas

Vinícius (Poli) - Fazer exercícios em casa é a melhor maneira de estudar, depois de algum tempo, não será preciso decorar musiquinhas para não esquecer a fórmula na hora de fazer a prova. Dividia minhas horas para estudo e nunca deixava passar uma dúvida.
Angela (Poli e FGV) - Nada de deixar para estudar na última hora e quando sentir dificuldade em alguma matéria, reserve mais tempo para se dedicar a ela. Não adianta você estudar o ano todo e chegar na prova com a cabeça quente. O melhor a fazer é manter a calma para evitar dar branco na hora da prova.

Álvaro (UFC) - Não existe segredo para conquistar o primeiro lugar. Um curso como Medicina é difícil mas a pessoa tem que saber o que quer e se dedicar. Você pode ser o melhor aluno e não passar por qualquer outro motivo, como o nervosismo, por exemplo.
Daniel (UFRJ) - Tudo é uma questão de prioridade na vida, a pessoa tem que estar confiante e acreditar no seu potencial, na sua capacidade de passar num vestibular concorrido. Coloquei na minha cabeça que queria entrar na faculdade e me dediquei, mas claro, sem alterar demais minha rotina. É só uma questão de organizar o seu tempo e saber exatamente onde você quer chegar.
(http://www.mundovestibular.com.br/articles/1432/1/O-Segredo-dos-Campeoes-no-Vestibular/Paacutegina1.html)

Imagine que você é estudante de uma escola pública e também é o editor do jornal dessa escola; em seguida, escreva uma entrevista a ser publicada nesse jornal, em que um dos alunos aprovados mencionados acima responderá a questões que, na sua opinião, interessam aos alunos de sua escola. Siga as orientações a seguir:
- Elabore 3 questões e suas respectivas respostas;
- Não transcreva as falas dos alunos apresentadas no texto acima.

2 comentários:

  1. Olá, goste muito do post. Mas, como eu faço para corrigir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo. Infelizmente eu não tenho como corrigir redações extras. Minha sugestão seria você procurar um corretor de redações em sua cidade e pedir a correção do texto. Abraços.

      Excluir