quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Quais gêneros devem cair no vestibular Unicamp?





Para responder, a primeira coisa que devo deixar bem clara é: não basta saber o gênero que vai cair. Muito mais importante é ler bem a proposta e entender como aquele gênero particular está sendo cobrado. Na prova de 2012, por exemplo, foi pedido um manifesto, mas também se pediu que ele fosse escrito para uma situação de discurso oral, que não é a maneira mais comum de se apresentar um manifesto. Ou seja, quem memorizou as características típicas do gênero e produziu um texto seguindo esse padrão pode ter se prejudicado.

Dito isso, há sim alguns gêneros que, se forem bem conhecidos, devem ajudar o candidato na hora da prova. Acredito que a lista mínima inclui os seguintes:

Editorial
Artigo de Opinião
Cartas (especialmente a Argumentativa)
Sinopse
Resenha
Abaixo-assinado
Entrevista
Discurso
Comentário
Texto Instrucional
Conto
Crônica
Notícia
Verbete

É óbvio que podem cair outros gêneros, mas, como a lista tende ao infinito, faz mais sentido conhecer gêneros que não apenas têm uma boa possibilidade de aparecer, mas que também cobrem um amplo espectro de características (acredito que é possível escrever praticamente qualquer gênero a partir do conhecimento de cinco características que os compõem: propósito, autor, interlocutor, meio e linguagem). Quem quiser uma explicação mais detalhada pode conferir um post que eu já escrevi sobre isso: http://temqueportitulo.blogspot.com.br/2012/02/o-que-sao-generos-textuais.html.

É isso por hoje.
Até breve.

3 comentários:

  1. O que é necessário fazer para tirar uma redação nota 10?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é necessário fazer um texto perfeito

      Excluir
    2. olá Cícero,

      Sou aluna de Letras na UFMG e trabalho em alguns cursinhos em BH como corretora. Tenho tentado encontrar algum "modelo" de grade de correção do vestibular da Unicamp, mas não consigo encontrar critérios bem definidos, bem como os respectivos pesos desses critérios, nem mesmo no próprio manual da Unicamp.
      Como você é professor em Campinas e andei lendo seu blog para entender um pouco mais sobre a correção da Unicamp, queria te perguntar se por acaso você não teria esses critérios e o peso deles... (procuro, na realidade, por um "modelo de grade" para aplicar em algumas aulas particulares que dou para alunos interessados em Unicamp, em específico).

      agradeço se puder me ajudar, pois já realizei várias pesquisas e até formulei uma grade com os critérios que encontrei, mas gostaria de um pouco mais de exatidão nesse sentido do peso dos critérios.

      Excluir