Continuando a série de postagens sobre como fazer uma boa
redação na prova da Unicamp, vou falar hoje sobre a segunda pergunta que você
deve fazer (e responder!) antes de escrever o texto:
2) quem
são o locutor e o interlocutor do texto?
Um elemento muito importante, mas bastante ignorado pelos
candidatos, é o estabelecimento da interlocução. Isso quer dizer que
você deve deixar claro quem é a voz responsável pelo texto (locutor) e quem é o público a que ele
se dirige (interlocutor). Na maior parte das vezes, o ideal é
fazer isso de maneira explícita.
Um exemplo: na prova de redação de 2012, uma das
propostas exigia que o candidato fizesse um manifesto em nome dos alunos de
uma escola e que esse manifesto fosse lido durante uma reunião com os pais
de alunos, professores e direção da escola. Abaixo, reproduzimos um texto
produzido por um candidato, que teve pontuação acima da média nesse ano:
Caros pais, professores e diretoria, nós, alunos desta escola, nos sentimos chocados com o recente episódio no qual alguns alunos gravaram uma aula de História e a criticaram com comentários públicos no Facebook, uma rede social na internet.
Como você pode ver, o que ele fez foi apresentar, explicitamente, o locutor e o
interlocutor do texto, não deixando margem para dúvidas sobre se ele entendeu
ou não a proposta. Não foi esse o caso do autor do trecho abaixo:
Além de nos privarmos de muita coisa em horário de aula, devemos nos privar em casa, com medo de sofrer punição ao voltar para o colégio? E o objetivo das redes sociais, será mesmo destruído?A busca de um senso comum não ofenderia ninguém, diminuiria toda a confusão e agradaria ambos.Convoco os senhores a participarem da discussão que será feita no auditório (...)
O candidato que escreveu esse texto provavelmente sabia
que o locutor deveria respresentar os alunos de uma escola e que o interlocutor
seria o grupo presente à reunião (pais, professores e direção). No entanto, ele
não expressou isso diretamente: ele diz “nos privarmos de muita coisa em
horário de aula”, o que não é suficiente para indicar que o texto está sendo
lido em nome dos alunos. Também não fica claro quem está sendo convocado (“os
senhores”). Essa falta de indicações
claras prejudicou consideravelmente a pontuação do texto.
Agora, uma observação muito importante:
Alguns parágrafos acima, eu disse que, na
maior parte das vezes, o ideal é indicar o locutor e o
interlocutor de maneira explícita. Por que só na maior parte das vezes, não em
todas?
A verdade é que alguns
gêneros não permitem que se fale de maneira explícita sobre o autor e o
interlocutor (por exemplo: notícia, editorial e verbete). Nesses casos, para
mostrar que você entendeu a instrução, tente considerar as características do
locutor e do interlocutor em outros aspectos do texto, como a linguagem.
Veja um exemplo dessa situação na prova de 2012, que
dizia:
Imagine-se na posição de um leigo em informática que, ao ler a matéria Cabeça nas nuvens, reproduzida abaixo, decide buscar informações sobre o que chamam de computação em nuvem. Após conversar com usuários de computador e ler vários textos sobre o assunto (alguns dos quais reproduzidos abaixo em I, II e III), você conclui que o conceito é pouco conhecido e resolve elaborar um verbete para explicá-lo. Nesse verbete, que será publicado em uma enciclopédia on-line destinada a pessoas que não são especializadas em informática, você deverá:
- definir computação em nuvem, fornecendo dois exemplos para mostrar que ela já está presente em atividades realizadas cotidianamente pela maioria dos usuários de computador;
- apresentar uma vantagem e uma desvantagem que a aplicação da computação em nuvem poderá ter em um futuro próximo.
Embora a proposta contenha algumas referências a
características do locutor e do interlocutor, o gênero verbete não
permite que essas características apareçam explicitamente. Por isso, você
precisaria apenas mostrar que entendeu o público a que o texto se dirige: como
esse público é leigo em informática, bastaria não utilizar termos muito
técnicos e a tarefa estaria cumprida. Já o fato de o locutor ter sido leigo no
assunto fica de fora, mesmo: não dá para mostrar essa característica no
verbete.
Se você quiser ler as propostas de redação da Unicamp 2012 e ver vários exemplos de textos, é só seguir o link: http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/2013/download/comentadas/redacao.pdf
Esse foi o segundo passo. O terceiro vai aparecer ainda
esta semana. Fique atento!
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