Seguindo a série de posts com dicas
para o vestibular Unicamp, vou falar agora sobre a terceira pergunta
a ser respondida no momento em que você estiver escrevendo uma
redação:
3. qual é o meio
em que o texto circula?
Responder a essa pergunta é muito
importante para estabelecer as características formais do texto. Se
o texto é publicado em jornal
ou revista, por
exemplo, espera-se que ele tenha título;
se é uma carta, é
costume haver elementos como cabeçalho,
saudação, despedida
e assinatura
(normalmente, só com as iniciais).
E, se você tiver
que escrever um texto a ser lido em voz alta
durante uma ocasião específica (uma reunião ou palestra, por
exemplo), lembre-se de fazer referência a essa situação de
oralidade. Por exemplo, uma das propostas do vestibular Unicamp 2011
dizia:
Coloque-se no lugar de um líder de grêmio estudantil que tem recebido reclamações dos colegas sobre o ensino de ciências em sua escola e que, depois de ler a entrevista com Tatiana Nahas na revista de divulgação científica Ciência Hoje, decide convidá-la a dar uma palestra para os alunos e professores da escola. Escreva um discurso de apresentação do evento, adequado à modalidade oral formal.
A proposta deixa claro que o
texto deveria ser lido para uma plateia, pouco antes da palestra
dada pela professora Tatiana Nahas. Por isso, era importante escrever
de maneira que ficasse clara essa situação, não deixando que o
texto fosse confundido com uma carta ou um panfleto, por exemplo.
Veja como um candidato que teve pontuação acima da média cumpriu
essa parte da tarefa:
É por tudo isso, e cumprindo o meu dever, que resolvi chamar a sra. Tatiana Nahas para dar uma palestra a vocês. Espero que, assim, possamos resolver e superar os problemas do ensino de ciências aqui. Muito obrigado e aproveitem-na.
Mais
importante que colocar todos os elementos de um gênero, no entanto,
é não colocar elementos que o caracterizem como um outro gênero.
Foi o que aconteceu com o texto abaixo, que acabou sendo anulado no
vestibular Unicamp 2011 (a proposta era a mesma do texto de cima: um discurso de apresentação de um evento):
São Paulo, 21 de novembro de 2010Caros professores e alunosVenho por meio desta carta, convidar vocês a assistir a palestra que irei dar sobre o ensino da ciência nas escolas.
O
autor do texto acima, provavelmente por falta de atenção, colocou
nele vários dos elementos que eram necessários. Porém, estruturou
o texto como uma carta, não um discurso, o que levou à anulação.
Muitas
pessoas estranham o fato de a Unicamp pedir gêneros variados e
acabam escrevendo texto em formatos mais familiares. É muito comum,
por exemplo, que os textos escritos sejam dissertações, pelo
simples fato de que esse tipo de texto é o mais praticado em escolas
e cursos pré-vestibular.
Sei
que está ficando repetitivo, mas, novamente, é importante ler com
atenção o que está sendo pedido na proposta e tentar atender a
cada um dos pontos, sempre respeitando as características do gênero
em questão. Esse processo de leitura cuidadosa costuma ser recompensado com notas mais altas.
Semana
que vem eu posto um novo artigo, com o quarto e último passo do projeto de texto. Até breve.
Muito obrigado, Professor Cícero! Tenho certeza que suas dicas serão muito úteis para mim (e para tantos outros) na hora de redigir a redação. Aguardo ansiosamente o próximo artigo. Abraço!
ResponderExcluir