sábado, 9 de janeiro de 2016

“Adorei o tema da redação, mas minha nota foi baixa. Não entendo!!!”

Depois de ver alguns posts em redes sociais com esse tipo de reclamação (https://www.facebook.com/forafeminismo2/posts/990699354346866), resolvi tentar ajudar as pessoas que estão chocadas com a aparente injustiça que é ter uma nota ruim em um tema que elas supostamente dominam. Com sorte, dá tempo de mudar o pensamento delas sobre redação antes que elas cometam o mesmo erro na Fuvest e na Unicamp.


 Redação mede a capacidade de escrever, não o alinhamento a alguma ideologia:

O tema do ENEM, na minha opinião, foi muito interessante por fazer as pessoas pensarem sobre a violência contra a mulher. O problema (e já deu pra perceber isso na semana seguinte à prova) foi que muita gente entendeu o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” como se fosse “Por que o feminismo é a solução de todos os problemas do mundo”. Ao contrário do que disseram muitos comentaristas de Facebook, ninguém tinha que escrever “um textão feminista” para ir bem nessa prova.

Excesso de emoção dificilmente ajuda a escrever uma boa dissertação:

O tipo de texto dissertativo tem o propósito de convencer um público universal por meio de argumentos lógicos. Se você gostou tanto do tema que teve até que sair da sala para chorar, isso é indício de uma relação muito pessoal com o assunto. No entanto, a dissertação é impessoal. Então, alguém que não se importa muito com o tema, mas praticou bastante e fez um planejamento cuidadoso, deve ter um resultado melhor que o seu.

É difícil dar nota a um texto que você mesmo escreveu:

Tudo bem, você pode sair da prova com a impressão de que fez um texto bom, mas a verdade é que os corretores de redação têm um treinamento muito longo e complexo para poder atribuir a pontuação a um texto. Se você sai da prova animado e escreve “axo q mitei na redação muito daora partiu medicina 2016”, o mais provável é que você não tenha o treinamento e a experiência necessários para calcular qual nota você deveria receber. Então, quando a nota for diferente da esperada, isso significa que a previsão estava equivocada, não que há um complô do INEP para prejudicar seu futuro.

É isso por hoje. Se você tiver mais algum motivo para achar que sua nota foi injusta, pode perguntar e eu tento responder.


Um comentário:

  1. Olá professor! Adorei a iniciativa do blog, é ótimo para nós, estudantes, encontrar um material inteligente e uma abordagem sobre a escrita, que é tão importante hoje. Fico contente ao perceber que - superando o atual individualismo que nos cerca - ainda há pessoas que se preocupam com o bem coletivo e, como o senhor, compartilham conhecimento visando um crescimento intelectual.
    Sou vestibulando e pretendo ingressar na UFSM (RS) sendo assim, suas dicas tem sido muito úteis. Se possível, aborde um pouco mais sobre a Carta Aberta.
    Obrigado e continue empenhado!!!

    ResponderExcluir