quinta-feira, 23 de maio de 2013

Argumentum ad Populum (Apelo à Popularidade)



Acertou o último desafio de falácias quem disse que a imagem era um exemplo de Apelo à Popularidade (Ad Populum). Essa falácia ocorre quando se usa, como único argumento em defesa de uma ideia, o fato de que muitas pessoas são favoráveis a essa ideia.

É importante notar, porém, a possibilidade de acrescentar a ideia de popularidade a outros argumentos, o que não é uma falácia. Por exemplo, se você afirmar que um livro é muito bom, explicar os motivos e, adicionalmente, informar que esse livro é muito elogiado por muitas pessoas, o final da sua fala não vai anular tudo o que foi argumentado antes: o fato de muitas pessoas gostarem de alguma coisa não é prova de que essa coisa é correta ou positiva, mas também não é prova de que ela é errada ou ruim.

Portanto, se alguém quiser defender a diminuição da maioridade penal com outros argumentos, além do fato de que muitos brasileiros são favoráveis a essa diminuição, tudo bem. Mas dizer que a opinião de um grande número de pessoas é automaticamente a opinião correta não passa de uma falácia, e das menos sofisticadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário