terça-feira, 1 de novembro de 2011

De onde vêm as lendas da redação?

Resolvi criar este blog enquanto pesquisava na internet sobre a redação do Enem. Notei que muitas pessoas faziam as mesmas perguntas e que as respostas, de forma geral, eram muito vagas, quando não totalmente equivocadas. Enquanto lia diversas listas de dicas com títulos do tipo “como fazer uma redação nota 10” e “os 12 erros mais comuns que acabam com uma redação”, percebi que esse tipo de lista, embora não seja muito útil para orientar um estudante, representa bem a visão que a maioria das pessoas tem sobre a redação. Também comecei a me lembrar das inúmeras vezes em que meus alunos citaram lendas, especialmente sobre redação em vestibulares, que os acompanharam por toda a vida escolar. Questões do tipo:
— é verdade que o tema da redação era “O Relógio”, o cara escreveu “tic-tac, tic-tac, tic-tac” e tirou dez?
— é verdade que se escrever com letra de forma vai zerar a redação?
— pode começar o texto com “atualmente”?
Esse tipo de dúvida sempre me incomodou. Não por causa do aluno, claro, que tem todo direito de perguntar e faz muito bem em esclarecer se o que ouviu falar é verdade. Mas eu me perguntava: “de onde vêm todas essas histórias?”; “por que tanta gente se importa com detalhes sem importância?”. Fiquei pensando nisso durante boa parte da minha carreira docente e cheguei a algumas conclusões, que vou explicar melhor a seguir. Mas, resumidamente, a situação é a seguinte:
1 — escrever boas redações é um processo longo e trabalhoso, mas muitas pessoas querem dicas que ocupem menos de uma página e acreditam que é possível aprender a escrever bem em dez minutos;
2 — o papel aceita qualquer coisa, a internet também: muitas dicas publicadas na internet foram escritas por pessoas que não têm contato com a redação e apenas reproduzem ideias ouvidas 'por aí';
3 — muitos professores abusam da subjetividade: como não há regras bem estabelecidas sobre o que é um bom texto, muitos professores escolhem critérios de correção baseados apenas no seu gosto pessoal e os passam aos alunos como se fossem a verdade absoluta.
Nos próximos posts, vou comentar detalhadamente cada um desses fatores. Até breve.

3 comentários:

  1. Sim a redação sobre o relógio não é lenda, ela foi tema da FUVEST no inicio dos anos 90. Realmente o garoto que tirou nota máxima na redação escreveu por várias linhas tic tacs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então eu estou procurando sobre isso pois meu professor da universidade diz que foi ele

      Excluir
    2. Quem era seu professor?

      Excluir