REDAÇÃO: EXPECTATIVAS DA BANCA
TEXTO 1
Espera-se que o candidato, colocando-se na posição de um estudante de ensino médio, escreva um resumo que apresente à comunidade escolar a matéria “Pessimismo”, em um painel cuja temática são características psicológicas e suas implicações. Nesse resumo deverão estar necessariamente presentes o ponto de vista da matéria – a importância de uma postura pessimista diante do mundo ou a necessidade de equilibrar as visões pessimista e otimista – e argumentos que sustentam, na matéria, tal ponto de vista. Isso implica que os argumentos mobilizados deverão ser apenas aqueles que se encontram na matéria. Salienta-se que um resumo não é uma lista de itens, mas um texto articulado, isto é, cuja estrutura interna propicia progressão temática. Além disso, a atividade de resumo pressupõe uma habilidade de leitura bastante desenvolvida, devendo o leitor ser capaz de apreender a estrutura informacional e argumentativa do texto a ser resumido. Uma leitura que não perceba a estrutura temática em sua progressão pode levar a um resumo que se limite a recortar as informações na sequência em que ocorrem no texto. No caso específico da atividade proposta, temos, de um lado, a relevância do pessimismo como uma baliza do mundo real para a boa consecução das ações coletivas do homem em sociedade. E, de outro lado, os perigos que o excesso de otimismo pode trazer para as sociedades, especialmente no plano político. No plano individual, o otimismo puro e simples pode ser fonte de angústias, uma vez que a realidade da vida raramente corresponde às situações idealizadas que o otimista constrói.
TEXTO 2
Espera-se que o candidato, assumindo a posição de um leitor assíduo dos órgãos midiáticos, escreva uma carta ao jornal responsável pela publicação da matéria “Cães vão tomar uma ‘gelada’ com cerveja pet”, para criticar o fato de não haver referência às implicações que o produto noticiado pode ter sobre o consumo de álcool por adolescentes. A crítica deve estar fundamentada em dados fornecidos pela matéria “Vergonha nacional”, que mostram que o consumo de álcool por adolescentes ocorre frequentemente no próprio ambiente familiar. O gênero em questão, carta para jornal, implica que o texto deve se sustentar pela interlocução construída, fazer referência explícita à matéria que é objeto da crítica e, além disso, ter uma construção argumentativa que permita ao leitor compreender o objetivo da carta. Espera-se que o candidato seja capaz de construir a argumentação necessária para que o texto seja eficaz no seu propósito, seguindo a direção argumentativa fornecida. Dos passos argumentativos necessários, há um que depende da inferência do candidato: a articulação entre as informações presentes na pesquisa reproduzida e a notícia sobre a cerveja para cachorros. Animais domésticos são objeto de afeto no âmbito familiar, e o consumo de álcool por adolescentes se dá com muita frequência nesse mesmo ambiente social. O produto noticiado – uma cerveja para cães –, ainda que sem álcool, pode funcionar como um estímulo subliminar para os adolescentes consumirem bebidas alcoólicas.
Cícero, eu gostaria de saber quais são os critérios para correção e qual o peso de cada um deles, você pode me informar?
ResponderExcluirAnônimo, desculpe a demora. A Unicamp tem duas grades de correção: uma é a chamada grade específica, que julga se o candidato entendeu bem o tema e escreveu uma redação dentro do gênero solicitado.
ResponderExcluirEssa grade tem três critérios: Propósito, Gênero e Interlocução; a nota de cada um deles pode ser 0 ou 1.
Existe também a grade holística , que julga a qualidade geral do texto (incluindo a adequação gramatical e, se for o caso, a argumentação). Esse critério dá uma nota de 0 a 5.
Com a soma dos critérios, cada redação pode ter uma nota de 0 a 8. São dois corretores, então a nota de cada um deles é multiplicada por 1,5. Assim, temos uma nota final de até 24
pontos por texto. Como são dois textos, a nota final da prova de redação vai de 0 a 48.
Espero ter tirado suas dúvidas mais imediatas.
Abraços.
Cícero, eu gostaria de saber se a unicamp descontará pontos por reforma ortorgráfica? Se sim, será muitos? E quando entrará em vigor para a unicamp?
ResponderExcluirObrigada.
Anne, de acordo com a página da Comvest, a nova ortografia já está valendo. No entanto, esse é um critério secundário na pontuação da Unicamp. Se seu texto estiver de acordo com a ortografia antiga, provavelmente não haverá nenhum problema. Abraços.
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