quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Expectativa oficial da Unicamp para a prova de redação 2013

 A Unicamp publicou ontem a expectativa oficial sobre os dois gêneros da prova de redação. O texto, disponível no site da Unicamp (http://www.comvest.unicamp.br/vest2013/F1/redacao_expectativas.pdf), está reproduzido abaixo. Honestamente, não acho que ajuda muito a saber que nota o candidato vai tirar, mas quem estiver com um tempinho sobrando pode achar interessante.


REDAÇÃO: EXPECTATIVAS DA BANCA

TEXTO 1
Espera-se que o candidato, colocando-se na posição de um estudante de ensino médio, escreva um resumo que apresente à comunidade escolar a matéria “Pessimismo”, em um painel cuja temática são características psicológicas e suas implicações. Nesse resumo deverão estar necessariamente presentes o ponto de vista da matéria – a importância de uma postura pessimista diante do mundo ou a necessidade de equilibrar as visões pessimista e otimista – e argumentos que sustentam, na matéria, tal ponto de vista. Isso implica que os argumentos mobilizados deverão ser apenas aqueles que se encontram na matéria. Salienta-se que um resumo não é uma lista de itens, mas um texto articulado, isto é, cuja estrutura interna propicia progressão temática. Além disso, a atividade de resumo pressupõe uma habilidade de leitura bastante desenvolvida, devendo o leitor ser capaz de apreender a estrutura informacional e argumentativa do texto a ser resumido. Uma leitura que não perceba a estrutura temática em sua progressão pode levar a um resumo que se limite a recortar as informações na sequência em que ocorrem no texto. No caso específico da atividade proposta, temos, de um lado, a relevância do pessimismo como uma baliza do mundo real para a boa consecução das ações coletivas do homem em sociedade. E, de outro lado, os perigos que o excesso de otimismo pode trazer para as sociedades, especialmente no plano político. No plano individual, o otimismo puro e simples pode ser fonte de angústias, uma vez que a realidade da vida raramente corresponde às situações idealizadas que o otimista constrói.

TEXTO 2
Espera-se que o candidato, assumindo a posição de um leitor assíduo dos órgãos midiáticos, escreva uma carta ao jornal responsável pela publicação da matéria “Cães vão tomar uma ‘gelada’ com cerveja pet”, para criticar o fato de não haver referência às implicações que o produto noticiado pode ter sobre o consumo de álcool por adolescentes. A crítica deve estar fundamentada em dados fornecidos pela matéria “Vergonha nacional”, que mostram que o consumo de álcool por adolescentes ocorre frequentemente no próprio ambiente familiar. O gênero em questão, carta para jornal, implica que o texto deve se sustentar pela interlocução construída, fazer referência explícita à matéria que é objeto da crítica e, além disso, ter uma construção argumentativa que permita ao leitor compreender o objetivo da carta. Espera-se que o candidato seja capaz de construir a argumentação necessária para que o texto seja eficaz no seu propósito, seguindo a direção argumentativa fornecida. Dos passos argumentativos necessários, há um que depende da inferência do candidato: a articulação entre as informações presentes na pesquisa reproduzida e a notícia sobre a cerveja para cachorros. Animais domésticos são objeto de afeto no âmbito familiar, e o consumo de álcool por adolescentes se dá com muita frequência nesse mesmo ambiente social. O produto noticiado – uma cerveja para cães –, ainda que sem álcool, pode funcionar como um estímulo subliminar para os adolescentes consumirem bebidas alcoólicas.

4 comentários:

  1. Cícero, eu gostaria de saber quais são os critérios para correção e qual o peso de cada um deles, você pode me informar?

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  2. Anônimo, desculpe a demora. A Unicamp tem duas grades de correção: uma é a chamada grade específica, que julga se o candidato entendeu bem o tema e escreveu uma redação dentro do gênero solicitado.
    Essa grade tem três critérios: Propósito, Gênero e Interlocução; a nota de cada um deles pode ser 0 ou 1.
    Existe também a grade holística , que julga a qualidade geral do texto (incluindo a adequação gramatical e, se for o caso, a argumentação). Esse critério dá uma nota de 0 a 5.
    Com a soma dos critérios, cada redação pode ter uma nota de 0 a 8. São dois corretores, então a nota de cada um deles é multiplicada por 1,5. Assim, temos uma nota final de até 24
    pontos por texto. Como são dois textos, a nota final da prova de redação vai de 0 a 48.
    Espero ter tirado suas dúvidas mais imediatas.
    Abraços.

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  3. Cícero, eu gostaria de saber se a unicamp descontará pontos por reforma ortorgráfica? Se sim, será muitos? E quando entrará em vigor para a unicamp?

    Obrigada.

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  4. Anne, de acordo com a página da Comvest, a nova ortografia já está valendo. No entanto, esse é um critério secundário na pontuação da Unicamp. Se seu texto estiver de acordo com a ortografia antiga, provavelmente não haverá nenhum problema. Abraços.

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