sábado, 2 de novembro de 2013

Como fazer uma boa redação no vestibular Unicamp? (passo 3: o meio)

Seguindo a série de posts com dicas para o vestibular Unicamp, vou falar agora sobre a terceira pergunta a ser respondida no momento em que você estiver escrevendo uma redação: 

3. qual é o meio em que o texto circula?

Responder a essa pergunta é muito importante para estabelecer as características formais do texto. Se o texto é publicado em jornal ou revista, por exemplo, espera-se que ele tenha título; se é uma carta, é costume haver elementos como cabeçalho, saudação, despedida e assinatura (normalmente, só com as iniciais). 
E, se você tiver que escrever um texto a ser lido em voz alta durante uma ocasião específica (uma reunião ou palestra, por exemplo), lembre-se de fazer referência a essa situação de oralidade. Por exemplo, uma das propostas do vestibular Unicamp 2011 dizia:

Coloque-se no lugar de um líder de grêmio estudantil que tem recebido reclamações dos colegas sobre o ensino de ciências em sua escola e que, depois de ler a entrevista com Tatiana Nahas na revista de divulgação científica Ciência Hoje, decide convidá-la a dar uma palestra para os alunos e professores da escola. Escreva um discurso de apresentação do evento, adequado à modalidade oral formal.

A proposta deixa claro que o texto deveria ser lido para uma plateia, pouco antes da palestra dada pela professora Tatiana Nahas. Por isso, era importante escrever de maneira que ficasse clara essa situação, não deixando que o texto fosse confundido com uma carta ou um panfleto, por exemplo. Veja como um candidato que teve pontuação acima da média cumpriu essa parte da tarefa:

É por tudo isso, e cumprindo o meu dever, que resolvi chamar a sra. Tatiana Nahas para dar uma palestra a vocês. Espero que, assim, possamos resolver e superar os problemas do ensino de ciências aqui. Muito obrigado e aproveitem-na.

Mais importante que colocar todos os elementos de um gênero, no entanto, é não colocar elementos que o caracterizem como um outro gênero. Foi o que aconteceu com o texto abaixo, que acabou sendo anulado no vestibular Unicamp 2011 (a proposta era a mesma do texto de cima: um discurso de apresentação de um evento):

São Paulo, 21 de novembro de 2010
Caros professores e alunos
Venho por meio desta carta, convidar vocês a assistir a palestra que irei dar sobre o ensino da ciência nas escolas.

O autor do texto acima, provavelmente por falta de atenção, colocou nele vários dos elementos que eram necessários. Porém, estruturou o texto como uma carta, não um discurso, o que levou à anulação.

Muitas pessoas estranham o fato de a Unicamp pedir gêneros variados e acabam escrevendo texto em formatos mais familiares. É muito comum, por exemplo, que os textos escritos sejam dissertações, pelo simples fato de que esse tipo de texto é o mais praticado em escolas e cursos pré-vestibular.

Sei que está ficando repetitivo, mas, novamente, é importante ler com atenção o que está sendo pedido na proposta e tentar atender a cada um dos pontos, sempre respeitando as características do gênero em questão. Esse processo de leitura cuidadosa costuma ser recompensado com notas mais altas.

Semana que vem eu posto um novo artigo, com o quarto e último passo do projeto de texto. Até breve.

Um comentário:

  1. Muito obrigado, Professor Cícero! Tenho certeza que suas dicas serão muito úteis para mim (e para tantos outros) na hora de redigir a redação. Aguardo ansiosamente o próximo artigo. Abraço!

    ResponderExcluir